Parte desta criminalidade estará relacionada com o tráfico e consumo de drogas? Costumo dizer que 90 por cento desta criminalidade, tanto furto de viaturas como no seu interior e em residências, tem a ver com o consumo de estupefacientes. Se conseguíssemos acabar com o consumo de estupefacientes, acabávamos, suponho, com 80 a 90 por cento desse tipo de criminalidade.
Mas o consumo de estupefacientes já está descriminalizado? Acho que é um assunto que deveria ser mais ponderado, é a minha modesta opinião. O que se tem visto até agora é que não tem havido nenhuma melhoria.
Não nota diferenças entre o período em que o consumo não era descriminalizado e agora? A principal situação que notei é que as pessoas, os toxicodependentes, praticam o consumo com mais à vontade. Quando era criminalizado, escondiam-se das autoridades e mesmo do cidadão comum, agora não, fazem-no mais à descarada. Acontece que as pessoas repudiam esse tipo de actuação e estão sempre a contactar a polícia porque em determinado local há um grupo de indivíduos que durante a noite se agrupa e que, além do consumo de estupefacientes, também provoca ruído. É uma situação incomodativa para os moradores.