Pois, nada de surprendente. Responsáveis: o "centrão". Ou seja, o PS e o PSD (com a colaboração nestes últimos 3 anos do CDS/ PP).
Mas essencialmente, vejo estes Responsáveis:
- Cavaco Silva engordou o Estado, durante a década em que foi PM. Engordou sobretudo em massa salarial, que é hoje considerada muito rígida. Contudo, deixou um Portugal um pouco diferente. - Guterres, "O Irresponsável", fingiu que o que Portugal precisava era de actuação no campo social. Fez um dos maiores "monstros" dos últimos 30 anos: o Rendimento Mínimo. Ainda teve, o Sousa Franco, que ainda foi um travão...senão o déficit hoje era de 10%. Não deixou obra e fugiu..... - Barroso teve um grande mérito, juntamente com Manuela Ferreira Leite, falou na realidade: "a tanga", tão gozada pelos "rosinhas" e pelos "Anacletos". Pois é, hoje nem "fio dental"! Mas, Barroso não foi suficientemente corajoso,e preferiu um "lugar/ tacho" melhor, bem mais confortável. Num mundo egoísta, foi mais um.... - Sampaio: foi durante a sua governação, que o "monstro orçamental" se transformou em MONSTRO. Talvez, o principal responsável
- Constâncio: fazia uns alertazinhas, mês sim, mês não. Mas, deveria ter acentuado o seu papel, nem que ameaçasse bater com a porta. É Co - Responsável. - E não me esqueci, Flopes. foi PM durante 6 meses, sabendo Sampaio quem ele era, e o que representava. Depois, e muito rápidamente, viu que Flopes era o montro....mas ele teve lá 6 (seis) simples meses. - E já agora, o Engenheiro da Independente, que sabia que o déficit era de pelo menos 5%....este valor era escrito na imprensa, todas as semanas. Porque, os 3%, toda a gente sabia que eram "maquilhados" com as tais receitas extraordinárias. - Os portugueses: são responsáveis, porque estão aburguesados, não querem saber de sacrifícios (e as viagens às caraíbas e Brasil, assim o mostram), não querem abdicar de "direitos adquiridos", e quem lhes fale em sacrifícios, é queimado pela "Inquisição do Politicamente Correcto".
Finalmente, face ao "panorama" da implosão a UE, e da falta de dinheiro dos mais ricos (Alemanha, França, Holanda, Uk), os fundos serão menores (quando eram maiores a malta preferiu o consumo e os Jeep's).
Portanto, o futuro está na Ásia e os EUA estão-se a preparar para responder com a inovação tecnológica. A Europa está esclerosada e impávida (como se vê pela demissão de Schroeder, assumidamente o PIOR Chanceler do Pós - Guerra).
Não penso que o Cavaco tenha fugido. Penso sim que ele inspirou-se no que a História até então nos tinha contado, ou seja o Partido que perdia nas legislativas, ganhava nas presidenciais, e deixou á frente do partido um homem (F. Nogueira), sem qualquer hipótese de ganhar as eleições legislativas, para ser ele próprio eleito PR. Este foi o Grande "pecado" do Dr. Cavaco!!! Talvez um dos poucos.
Guterres ainda teve um outro "pecado" movido por boa mas ingénua intenção - "o Estado é uma pessoa de bem" - : regularizou talvez 350 mil funcionários contratados, avençados e atípicos que, trabalhando na Função Pública alguns havia 10 e mais anos, porém, não pertenciam aos quadros respectivos. Foi nesta época que formalmente a Função Pública se tornou incomportável.
E concordo plenamente quando dizes que os Portugueses se aburguesaram. Eu diria, eles vivem de dinheiro de plástico, nem sentem, nem conhecem o verdadeiro cheiro e a cor do dinheiro...
Mas, agora vou ficar por aqui. É que estou tão furiosa, porque o meu pc pifou outra vez!! Abusos do meu adolescente filho, que quando me apanha fora de casa, só me faz destas!!!
Os culpados somos nós que continuamos mais ou menos calados a dar de mamar a estes aldrabões todos, ainda a uns meses o pais delirou com a vitória do ps no passado foi o delirio com o psd, e que temos de novo? nada, apenas mais da mesma merda, no dia em que o povo se revoltar e não for votar é que isto muda.