sexta-feira, julho 08, 2005

Osama Bin Laden

Escrito por Elise às 6:42 da manhã

6 Comments:

A rua da judiaria tem a transcrição da entrevista do Iman de Londres ao Publico.

Incomodará as consciencias que a tentativa de conversão religiosa por meios violentos ou agressivos seja crime contra a humanidade ? Contra a inteligência é seguramente.

Mas, do mesmo modo que a apologia de métodos violentos de actuação política é criminosa, não poderia ser crime - pelo menos a nível nacional - o crime de elogio à violência, a legitimação teológica do atentado e comportamentos quejandos ?

É que, assim, poderíamos começar a arrumar a casa, estabelecendo as devidas diferenças: os muçulmanos que querem viver em paz e sossego connosco são bem vindos. Os que pregam a violência - mesmo que a não executem - são arrecadados e depois expulsos. Quem anda no meio da nossa sociedade a pregar a legitimidade da violência com que me querem obrigar a converter, não merece mais do que um tiro nos cornos. Mas como somos civilizados corremos com os gajos.

E isto não é xenofobia. É auto-defesa.
Anonymous Anónimo, at julho 08, 2005 11:59 da manhã  
Sim, também li.

Mas como separar eficazmente o trigo do joio? A questão é que os fundamentalistas que pertencem a células da Al Qaeda comportam-se como qualquer outro muçulmano. Aliás, até quebram algumas regras (consumem alcoól, envolvem-se com mulheres ocidentais) para não chamarem a atenção sobre si.

De uma vez por todas, os clérigos muçulmanos e o povo muçulmano tem de ajudar a parar esta "guerra". Porque também eles são vítimas do fundamentalismo de uma minoria.
Blogger Elise, at julho 08, 2005 12:26 da tarde  
Não imaginam o quanto lamento o 11/9, o 11/3, o 7/7... Sou antiguerra. Sou antiterrorismo. Imaginem que até sou anti-armas de fogo, brancas e suas congéneres. MAS...
Nós estamos sempre do lado dos bons. É a vantagem. Tudo o que façamos é autodefesa. Eles (os muçulmanos, os islamistas... os mouros) são sempre os maus, os xenófobos, os fundamentalistas, os terroristas. Desde o tempo de D. Afonso Henriques. Não! Ainda muito antes. Desde o tempo de Jesus Cristo. Eh pá, não... ainda antes, mas já nem me apetece retroceder mais.
Nós, como somos os bons, temos que usar a autodefesa e é só por isso que fazemos guerras... E, atenção, só eles é que têm espiões (que fazem coisas tipo... consumirem álcool e envolverem-se com mulheres ocidentais). Nós, os bons, não. Somos completamente transparentes...
Anonymous Anónimo, at julho 08, 2005 2:59 da tarde  
anonymous, sabias que o profeta abrão é comum às três grandes religiões monoteístas? o judaismo, o cristianismo e o islão?

sabias que o islão considera jesus um profeta de alá?

sabias que a religião serve apenas como desculpa para a conquista de poder e de territórios?

percebes que hoje em dia, o Islão atravessa um período semelhante ao da Igreja Católica na idade média?

percebes que o mundo não se pode dar ao luxo de esperar que surja um movimento semelhante ao renascimento, nos países do médio oriente e norte de áfrica (entre outros?)

e com os últimos atentados ainda não percebeste que os fundamentalistas, para além de massacrarem o próprio povo estão a atacar toda a liberdade que o ocidente alcançou no último século?

percebes que há uma jihad adormecida na europa pronta a explodir com a conivência de líderes islâmicos a quem demos guarida?

O mundo é muito cinzento, mas no meio disto tudo, diz lá quem é o inimigo?
Blogger Elise, at julho 08, 2005 3:24 da tarde  
Bom... por onde começar???? Mas que suscepíveis são estes bloguistas... Se soubesse que ia ser submetida a semelhante questionário inquisidor nunca teria apontado pontos de vista que, quiçá, promovessem uma conversa amena e amigável.

Felizmente ainda acredito que o mundo não é só cinzento. Prova disso é o live8, por exemplo.
Felizmente ainda acredito que as ideias dos outros (mesmo as mais polémicas) não são sempre para me atacar.

Respondendo de forma abragente... Presumo que saibas tudo o que perguntas. Se sabes isso tudo, por que são SEMPRE os outros os maus?
Somos muito mais civilizados, não é? Nós já fomos à lua... eles só conseguirão daqui a... deixa ver... 5/6 séculos!!! Mas, e agora pergunto eu, sabias que a civilização nasceu na Mesopotâmia (hoje, Iraque), território que os civilizados insistem em destruir em nome da protecção da civilização e baseados numa graaaaaaaande mentira? E, parafraseando-te, no meio disto tudo, diz lá quem é o inimigo?

OK. Não vou participar mais no teu blogue com pensamentos que te possam magoar. É que, sabes, eu também ainda acredito que é possível não magoar as pessoas e odeio quando o faço, porque o faço sem intenção e porque não fui suficientemente perspicaz para perceber o alcance da 'coisa' (não me lembrei de outra palavra...).
E, confesso, também estou a começar a ficar sem pachorra para aturar os que acham que são donos da verdade. Os do tipo 'o eu e os outros', 'o meu umbigo é mais bonito que o teu'. Não sei bem se é o teu caso... mas pareceu-me, pelo tom.

Olha, um abraço colorido e do tamanho do mundo. E, já agora, um grande sorriso!

Ah! O meu nome é Maria. Maria mesmo.
Anonymous Anónimo, at julho 08, 2005 5:37 da tarde  
O meu tom é exactamente igual ao teu.

Esperava um debate aceso, mas sempre cordial. Aliás quem me conhece, sabe bem que não insulto de forma gratuita e que aprecio a opinião de outros.

Neste blog já abordei o live 8. Nada de novo, de boas intenções está o inferno cheio. Enquanto em áfrica existirem mugabes e josés eduardo dos santos, nada mudará.

ninguém aqui fala em bons e maus. porque eu não acredito que o bush e o blair agem por puro altruísmo. como qualquer outro líder ou político as suas acções são movidas por interesses geopolíticos, geoestratégicos e económicos. Mas podemos falar em amigos e inimigos. Bush e Blair querem pôr um fim ao terrorismo, enquanto a maior parte da europa assobia para o lado, como se nada disto fosse com eles.

Mais uma coisa: sabias que com a revolução islâmica, o irão recuou de todas as formas possíveis, da noite para o dia, centenas de anos? Assim como o Afeganistão? Sabias que a Burka é uma imposição relativamente recente?

Foram os ocidentais que fizeram estes países recuarem centenas de anos num curto espaço de tempo?

Eu já respondi por aqui neste blog, que o inimigo não é o bush ou o blair. Mas sim os fana´ticos que nos querem impôr um modo de vida arcaico. Desculpa, mas encaro como inimigo aquele que me quer enfiar uma burka- tu não?

Magoar? Mas onde é que tu me magoaste? Aliás, onde é que eu disse que me magoaste?
Isto é só a internet.

mais uma vez afirmo. O meu tom é igual ao teu. Talvez não o percebas.

maria, um bom fim de semana.

e volta a este blog, que serás sempre bem vinda.
Blogger Elise, at julho 08, 2005 5:59 da tarde  

Add a comment