Depois da deficiência visual e da cleptomania, mais um assunto polêmico vai ao ar na novela América, da TV Globo: a pedofilia. O personagem Rique, vivido pelo menino Matheus Costa, vive na internet - o que já vem causando preocupação aos pais, Neto (Rodrigo Faro) e Heloísa (Simone Spoladore). Em breve um dos amigos virtuais marcará um encontro, prometendo um jogo novo, e na verdade será um adulto. As cenas ainda não foram gravadas, mas toda a pesquisa em torno do tema já foi encomendada pela autora, Glória Perez. De acordo com a pesquisadora Giovana Manfredi, que coleta os dados sobre diversos assuntos para a novelista, a trama seguirá o que normalmente ocorre na realidade. 'A abordagem costuma ser esta: o pedófilo estabelece intimidade com a criança ou o adolescente em chats ou fóruns e começa a conversar sobre temas do interesse do menor. Depois, combina um encontro e dá um jeito de levar o menor a algum lugar', diz.
A pedofilia pela internet é crescente. Segundo Telefono Arcobaleno, uma ONG italiana que monitora a chamada pedofilia on-line, o número de sites com material erótico infantil cresceu 70,35% em apenas um ano. Em 2002, foram 9.989 denúncias, contra 17.016 em 2003. O Brasil aparece em quarto lugar na estatística de países que hospedam sites de pedofilia. Perde apenas para Rússia, Coréia do Sul e Estados Unidos.
As novelas de Glória Perez têm sido recheadas do chamado merchandising social - com bons resultados (leia o quadro). 'Quero que minhas novelas, além de entreter, possam dar contribuições sociais', diz a autora.
Para o técnico em Informática Anderson Miranda, dono do site censura. com.br, que atua com o Ministério Público na caça aos pedófilos na internet, a iniciativa é mais do que bem-vinda. 'Ao ser abordado numa novela das 8, o assunto será levado em conta pela família brasileira e os pais ficarão mais atentos ao que os filhos andam fazendo no computador', diz. Fonte.
Glória Perez faz serviço público com as suas novelas. Com Explode Coração abordou o problema das crianças desaparecidas, com Laços de Família aumentou a doação de orgãos e com OClone a discussão sobre o consumo de drogas foi ampliada. Chegou finalmente a vez da pedofilia.
Em Portugal ( que eu tenha conhecimento) a pedofilia ainda não foi abordada nas nossas novelas. Porquê? Falta de coragem?
Portugal já teve a sua novela polémica há vinte anos. Quem não se lembra do Caniço da novela Chuva na Areia? Um pouco mais a sério, acho bem que estes temas sejam abordados porque eles existem mas desde que não se faça um bicho papão de dimensões faraónicas cujo resultado pode ser também demolidor. Tem de haver seriedade e bom senso num tema tao susceptível como a pedofilia.
Pedofilia em Portugal, um jogo políticos do rato e do gato em que as crianças sofrem para gladio de alguns adultos. No jogo passa-se pela casa da acusação, mas brilhantemente com um golpe de rins, as vitimas são malfeitores e os canalhas distinguidos. É o Portugal que temos, os canalhas sugam-nos. Nunca aprendemos.