As férias são um assunto muito «sensível». Quando sabemos que não vamos é uma coisa, mas quando interiorizamos que vamos, e depois? ... de visitar algumas agências de viagens, decidi consultar também a Abreu. Como é a mais antiga agência de viagens de Portugal, julguei eu estar em boas mãos. Enganei-me. Procurava uma viagem de 8 dias. Foi-me sugerida uma promoção que tinha surgido naquela manhã. Local de destino de muitos europeus nesta altura do ano e 7 noites, 8 dias com tudo incluído (TI), por um preço muito atractivo. Aceitei e telefonei a um casal amigo se queriam vir. Disseram que sim e passamos a quatro pessoas. Havia um problema, no voo para lá só havia 3 lugares, para cá não há problema. Decidimos ir dois pelo Porto e dois por Lisboa, para cá vimos todos juntos, e já não há mais problema. - Agora precisava que me pagasse 25% da viagem como sinal. - Posso pagar já tudo, e emite os bilhetes. - Não, não vale a pena pagar tudo, os bilhetes só cá estão amanhã e depois paga o resto. Ok disse eu, pagando, assim como o outro casal. Entretanto todos nós organizamos a nossa vida no sentido de irmos de férias. Alterações nos empregos, família, malas, pormenores de última hora, médico, etc. uma correria. A 36 horas da viagem recebo um telefonema a dizer que não tínhamos hotel. - Então mas o problema não era com o voo? Nós dissemos logo que sim, dois pelo Porto e dois por Lisboa. - Pois mas nós ainda não tínhamos confirmado o hotel? agora temos aqui um em meia pensão (quando tínhamos contratado TI) e por mais x ? por pessoa. - Então eu vou ter menos, para um hotel inferior, que alguns de nós já conhecem, vou pagar mais e ainda por cima temos que ir todos por Lisboa? - Sim, é a solução. Fui de imediato à agência e perante a chantagem (entre pagar mais e não ter férias) decidimos não aceitar a viagem e pedir o reembolso. - Agora não podemos reembolsar, só na segunda-feira. - Como? Então quando me pediram para pagar os 25% eu paguei por Multibanco e agora só na segunda é que recebo, se receber? Entre argumentos de que «se estão habituados a viajar, sabem que o hotel não está confirmado na altura do pagamento», que o «nosso funcionamento é assim», ficamos sem viagem e sem férias. A reclamação já vai a caminho e não serei flexível. Smartins.