quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Ainda os cartoons dinamarqueses...





(actualização deste post)


Fonte

Mais jornais europeus (na França, na Alemanha, na Espanha, na Itália e na Holanda) publicaram os cartoons, apesar das represálias. O jornal France Soir, publicou um outro cartoon com todas as imagens sagradas das principais religiões, sentadas numa nuvem, com a seguinte legenda: não te preocupes Maomé, já fomos todos caracterizados.

O mundo árabe continua a não entender a separação entre o Estado e a imprensa. Na Dinamarca as manifestações anti-Islão podem ser uma realidade.

Extremismos à parte, aos quais devemos continuar atentos, uma coisa é certa: nenhum dogma deve influenciar a liberdade de satirizar uma religião ou uma personalidade . Doa a quem doer (como já me doeu).

Adenda: o bom senso do director de um jornal jordano aqui;
«O que é que prejudica mais o Islão, estas caricaturas ou as imagens de um tomador de reféns que ameaça degolar a vítima à frente das câmaras ou ainda um suicida que se explode no meio de casamento em Amã?», questiona Jihad Momani, adiantando que «publicou voluntariamente as caricaturas para que as pessoas saibam contra quem se revoltam».
Escrito por Elise às 11:33 da manhã

12 Comments:

My my, I am loving this site! Good work!
Blogger Bel, at fevereiro 02, 2006 1:07 da tarde  
hey, thanks bel.

***

para quem não sabe, nas fotos estão theo van gogh ; hirsi ali; oriana fallaci e salman rushdie.
Blogger Elise, at fevereiro 02, 2006 4:55 da tarde  
que chato.... já vim de st Tirso... estou estafada.. bjhs e dorme com anjos
Blogger maresia_mar, at fevereiro 02, 2006 5:11 da tarde  
Uma coisa é o direito que eu tenho de me expressar seja que de modo for. Até pelo humor. Coisa diferente é o bom senso com que o faço.

A presente crise - que vai durar duas semanas até arrefecer - foi suscitada só porque houve alguém que lhe apeteceu não ter bom senso.

Se já se sabe o que a casa gasta, para quê a provocação cultural e religiosa ?

Pelos vistos há uma empresa agro-industrial dinamarquesa que está a perder um milhão de euros por dia em vendas que deixou de fazer (via euronews). O gajo da caricatura de Maomé, também poderia fazer uma caricatura da expressão dos trabalhadores e accionistas desta empresa...

É que escolher um tema destes para fazer a afirmação de um dos princípios sagrados do mundo ocidental - a liberdade de expressão -, não lembra ao diabo.
Anonymous Anónimo, at fevereiro 02, 2006 6:10 da tarde  
carneiro, esta confusão está a ser alimentada por extremistas europeus. mais um sinal de que o multiculturalismo é uma grande treta.ou se adaptam às nossas regras ou então podem mudar de país. sentem-se mal com as nossas liberdades, então podem partir. vamos acabar reféns de uns extremistas que se acham superiores ao resto do mundo? uma crítica, uma sátira, e de repente há ameaças de morte?
quanto mais temos de tolerar?
Blogger Elise, at fevereiro 02, 2006 9:22 da tarde  
O fundamentalismo muçulmano esta sempre atento, a tudo e todos que possa servir para atacar o acidente. Esta é mais uma oportunidade. Haverá ainda um dia oportunidade para atacar o ocidente por as mulheres ocidentais não usarem o hijab ou uma burca.
Anonymous Anónimo, at fevereiro 02, 2006 9:29 da tarde  
Eu não critiquei o principio da liberdade de expressão. O meu ponto é apenas a utilização do bom senso.

Neste contexto de Iraque, Afganistão, vitória do Hamas, é de tremenda imprudencia assanhar as feras.

De certo que haverá outros contextos muito mais razoáveis para explicarmos ao mundo árabe o que significa liberdade de expressão.
Anonymous Anónimo, at fevereiro 03, 2006 1:57 da tarde  
desde a fatwa sobre salman rushdie que os clérigos e líderes muçulmanos tiveram muito tempo para explicar o que é a liberdade de expressão no ocidente.

não explicaram porque não quiseram. não serve os seus interesses. e alimentaram ainda mais os preconceitos e os ódios.

ora vê isto.

abraço.
Blogger Elise, at fevereiro 03, 2006 3:04 da tarde  
Minha querida, já pareces uma benfiquista: podemos roubar hoje o Gil Vicente (por exemplo) porque em 1975 no jogo com o Atletico na tapadinha fomos roubados num Penalty que toda a gente viu menos o arbitro. Portanto...
Anonymous Anónimo, at fevereiro 03, 2006 3:29 da tarde  
a questão é que o mundo islâmico não distingue um estado de um jornal privado. e exige censura por causa de um dogma religioso.é grave. e repito: não aprenderam nada com a fatwa a salman rushdie.
Blogger Elise, at fevereiro 03, 2006 4:06 da tarde  
Bom fds querida amiga. E diz ao Nesso que o bigode (louro) lhe fica bem.

Quanto ao post, eu já percebi muito bem o teu ponto. Estou de acordo. Só acrescentei a oportunidade.

(E afinal, foi ou não o Nesso que atacou o carro do CO ?)
Anonymous Anónimo, at fevereiro 03, 2006 6:14 da tarde  
ehh, tenho de fazer mais um filme indiano.

carneiro, neste momento não podemos baixar os braços. é preciso criticar o fundamentalismo islâmico e dar força aos que querem iniciar reformas. para bem do islão, para bem dos não-muçulmanos.

se tolerarmos o fundamentalismo, ele irá crescer .

***

o nesso não anda muito satisfeito com o CO, é capaz de ter chamuscado o carro... :p

***

um abraço mui forte, tem um bom fds! bicla muito!
Blogger Elise, at fevereiro 03, 2006 6:34 da tarde  

Add a comment