quinta-feira, julho 13, 2006

Jihad Watch

Escrito por Elise às 3:03 da tarde

8 Comments:

«The attack on Mumbai is thus a useful reminder»

So, let's remind:

É importante entender os antecedentes do conflito indo-paquistanês e a história das operações de inteligência patrocinadas pelos EUA no sub-continente indiano, canalizadas através do ISI, o serviço de inteligência militar do Paquistão.

Com o patrocínio da CIA, desde a década de 1980 o ISI apoia a várias insurreições secessionistas islâmicas na Caxemira indiana. Embora oficialmente condenadas por Washington, estas operações encobertas do ISI foram empreendidas com a aprovação tácita do governo dos EUA.

Em simultâneo com o Acordo de Paz de Genebra de 1989 e com a retirada soviética do Afeganistão, o ISI passou a desempenhar um papel instrumental na criação da militante Jammu and Kashmir Hizbul Mujahideen (JKHM).

Os ataques terroristas de 2001 ao Parlamento indiano ? os quais contribuíram para conduzir a Índia e o Paquistão à beira da guerra ? foram executados por dois grupos rebeldes com base no Paquistão, o Lashkar-e-Taiba ("Exército dos Puros") and Jaish-e-Muhammad ("Exército de Maomé"), ambos apoiados camufladamente pelo Inter-Services Intelligence (ISI) do Paquistão.

O poderoso Council on Foreign Relations (CFR), que desempenha um papel nos bastidores na formulação da política externa dos EUA, confirma (num documento interno) que os grupos Lashkar e o Jaish são apoiados pelo ISI: "por meio da sua agência Interservices Intelligence (ISI), o Paquistão forneceu financiamento, armas, instalações de treinamento e ajuda no cruzamento de fronteiras para o Lashkar e o Jaish. Esta assistência ? uma tentativa de replicar na Caxemira a brigada islâmica internacional de "guerra santa" contra a União Soviética no Afeganistão ? ajudou a introduzir o Islão radical no antigo conflito acerca do destino da Caxemira...

HERE
Blogger Diogo, at julho 13, 2006 5:27 da tarde  
Não, o Sofocleto no meu blog, não!

:p
Blogger Elise, at julho 13, 2006 6:04 da tarde  
Tanto parlapié, e nada de concreto. Há instituições para isso...
Aliás: desconfio que foi a CIA quem extinguiu os dinossáuros.
Blogger Gonçalo Taipa Teixeira, at julho 13, 2006 6:08 da tarde  
«Tanto parlapié, e nada de concreto»

Gonçalinho, você tem aí a internet. Investigue homem!

Em 1979 foi lançada a maior operação secreta da história da CIA em resposta à invasão do Afeganistão pela URSS. Essa acção foi lançada através dos serviços secretos paquistaneses (ISI) com o propósito de mover uma guerra global dos estados muçulmanos contra a URSS. Muitas dezenas de milhar de jovens radicais islâmicos de dezenas de nacionalidades foram educados e treinados em "madrassas" paquistanesas com apoio norte-americano e saudita e com financiamento do tráfico da droga oriunda do Crescente Dourado.

Finda a guerra fria, a CIA manteve o seu apoio à "jihad" islâmica e alargou a sua acção encoberta às repúblicas ex-soviéticas muçulmanas da Ásia Central e do Cáucaso e mesmo aos Balcãs, sempre através de seitas islâmicas fundamentalistas. O fundamentalismo islâmico continuou assim a ser manipulado como instrumento ao serviço de objectivos geoestratégicos. Em 1995 os Talibãs instalaram um regime islâmico fundamentalista sobre a maioria do território do Afeganistão. A partir daí, os talibãs, associados à seita saudita wahhabi e ao partido radical paquistanês Jamiat-ul-Ulema-e-Islam, foram parte activa na mobilização e treino de nacionalistas e mercenário para a guerrilha e o terrorismo nas repúblicas ex-soviéticas, particularmente na Chechenia, e nos Balcãs.
Blogger Diogo, at julho 13, 2006 6:13 da tarde  
«Não, o Sofocleto no meu blog, não!»

It was a perfect day...Elise. Well my dear, not anymore!
Blogger Diogo, at julho 13, 2006 6:15 da tarde  
Ahh, é sempre um perfect day, à sua maneira.
Blogger Elise, at julho 13, 2006 7:13 da tarde  
Olá Princesa linda como estás! Venho te deixar um beijinho de boa noite
Blogger Unknown, at julho 13, 2006 8:35 da tarde  
Bom dia alegria.. e fico-me por aqui, o calor não me deixa fazer mais... Bjhs
Blogger maresia_mar, at julho 14, 2006 9:57 da manhã  

Add a comment