Tudo começa com o desembarque da Esquadra Liberal de D. Pedro IV ao princípio da tarde do dia 8 de Julho de 1832 na Praia dos Ladrões, em Arnosa de Pampelido, limites das freguesias de Lavra e Perafita, concelho de Matosinhos.
No dia seguinte, após terem pernoitado em Pedras Rubras, o exército constitucional dirigiu-se à cidade do Porto onde entraram sem resistência das tropas de D. Miguel. O exército miguelista havia já retirado depois de terem roubado os cofres da Cidade e os da Companhia dos Vinhos.
As tropas constitucionais viriam a ficar cercadas na cidade do Porto durante praticamente um ano, acontecimento que ficou conhecido por Cerco do Porto.
O percurso que nos propomos fazer levar-nos-á pela linha de defesa liberal norte a conhecer os locais de Baterias e Fortes (Bateria da Aguardente, O Pico das Medalhas, A Flecha dos mortos etc.) e outros onde tiveram lugar grandes confrontos entre forças miguelistas e liberais.
Salientamos o nome de determinadas ruas que ficariam para sempre ligadas à memória do Cerco do Porto (Rua do Heroismo, Rua da Bataria, Praça Exercito Libertador, etc.)
Esta resistência justificaria para todo o sempre na memória colectiva dos portuenses e nos portugueses em geral a atribuição da expressiva legenda ?Cidade Invicta?
Data: 21 de Outubro 2006 (Sábado) Ponto de encontro: Às 9.00h junto ao CASTELO DA FOZ (Jardim do Passeio Alegre) Grau de dificuldade: Médio Distância aproximada 15 kms. Âmbito do Percurso: Histórico/ Urbano Taxa de Participação: ? 5,00 Equipamento aconselhável: Botas de Montanha; Mochila; fruta e água... Informações e inscrições 934 159 997 ? gpmontanhismo@clix.pt
Aviso: Esta actividade divulgada de forma antecipada poderá sofrer alterações ou ser adiada, por motivos alheios à nossa vontade. Todos os inscritos serão informados.
O Cerco do Porto fez História! Pela resistência e tenacidade dos Liberais que lutaram com toda a determinação, - saíndo vitoriosos contra os absolutistas/realistas, que não conseguiram penetrar o dito Cerco! Daí a cidade do Porto ser Invicta! :);) Como vivo em Lisboa, não me dá mto jeito deslocar-me ao Porto, para participar nessa iniciativa interessante... mas para quem possa, ou viva no Porto e arredores, será uma iniciativa a não perder!