sábado, novembro 04, 2006

Quando a nossa segurança depende de burocratas

Dois homens, na casa dos 70 anos, foram mortos à facada, anteontem à noite, na localidade de Codeçais, Carrazeda de Ansiães, onde se tinham deslocado para assinalar o dia de finados. As vítimas residem ambas na Maia e foram cruelmente mortas, sem nenhuma razão visível, por um ex-recluso de 47 anos, que aterrorizava a aldeia já há dois anos. A população estava revoltada porque as muitas queixas feitas à GNR e ao Governo Civil deviam ter sido suficientes para levar as autoridades a agir e a evitar a tragédia. JN
(bold meu)
Duas vidas perdidas, por causa das inúmeras burocracias entre a GNR e o Governo Civil, e da fantasia em recuperar psicopatas, assumindo que em liberdade irão comportar-se como um qualquer cidadão.

Adelino Gonçalves tem um historial violento (mesmo muito violento), aterrorizou e ameaçou uma comunidade durante dois anos e apesar das inúmeras queixas plenamente justificadas, as autoridades "competentes" foram incapazes de proteger a comunidade de Codeçais.

Quando o cidadão comum se sente inseguro e desconfia da competência de quem o deveria proteger, o que resta?



Ainda se recordam destas histórias?
Em Monforte, distrito de Portalegre, a população está revoltada com a onda de assaltos praticada nos últimos três meses por ?três ou quatro toxicodependentes residentes na vila?. O povo já se organizou para acabar com este clima de insegurança. Armado de caçadeiras, um grupo de populares saiu mesmo à rua, na quarta-feira à noite, para apanhar os suspeitos e nem sequer se importou com os apelos à calma por parte da GNR. ?Ainda viram um a saltar o muro de uma casa. Se os apanham puxam logo o gatilho das espingardas?, disse ao nosso jornal José Santos, uma das cerca de duas dezenas de vítimas dos assaltos. ?Não faço parte desse grupo, mas também tenho uma caçadeira. Se voltarem de novo à minha casa, e se vir alguém, dou-lhe um tiro?, garante José Santos.
Escrito por Elise às 8:01 da tarde

9 Comments:

Concordo com o sr José Santos. Se as autoridades que existem para me proteger não o fazem, protejo-me eu.
Eu já dei um tiro de pressão de ar num rufia (não apontei à cara, não sou maluco) que entrou pelo terreno da minha avó onde eu brincava (tinha 12 anos), quando ele pegou numa pedra para ma atirar por o mandei sair dali. Atirei à coxa e recarreguei rapidamente. Resultou. Não me arrependo.
Blogger Gonçalo Taipa Teixeira, at novembro 05, 2006 2:31 da tarde  
És um perigo! ;)
Blogger Elise, at novembro 05, 2006 3:36 da tarde  
Bolas!
Anonymous Anónimo, at novembro 05, 2006 7:38 da tarde  
Por acaso eu ouvi a noticia e fiquei pasma, sem palavras mesmo! Bjhs
Blogger maresia_mar, at novembro 06, 2006 2:20 da tarde  
eu por acaso sou de carrazeda de ansiaes e fiquei chocada com o que aconteceu, pois aqui os srs da GNR andam a caça à multa (bastam 2 minutos de mau estacionamento e ja se tem uma cartinha em casa para dimimuir a conta no banco) mas para protejer os cidadãos nao querem saber!!!!
Anonymous Anónimo, at novembro 06, 2006 10:08 da tarde  
Burocratas?
Incompetentes, escorados por uma administração irresponsável controlada por políticos de inteligência duvidosa e honestidade ambígua.
Anonymous Anónimo, at novembro 06, 2006 10:21 da tarde  
Infelizmente o nosso Pais nâo prima pela Justiça, mas pela corrupção e burocratização de todo o sistema! É assim neste País de brandos costumes... :S
Anonymous Anónimo, at novembro 07, 2006 2:19 da tarde  
A capacidade de auto-organização dos cidadãso, vulgo homens-bons de antanho...
Anonymous Anónimo, at novembro 12, 2006 8:54 da tarde  
O pior de tudo é que esse homem (Adelino Gonçaves) disse em tribunal à incompetente da juíza k se não o metesem na cadeia que ia matar mais dois ou três para terem motivos para o enviarem para la... De tal forma sinistro.... A juíza apenas ''cagou'' para aquela conversa, mas nao demorou muito ate se fazerem as ameaças...
Estamos em Portugal, infelizmente...
Anonymous Anónimo, at abril 14, 2008 5:35 da tarde  

Add a comment