sábado, agosto 05, 2006

(In)imputabilidades

Três menores com 15 e 17 anos foram identificados, esta madrugada, na Avenida de Roma, em Lisboa, por suspeita de terem sido os protagonistas de um assalto com ameaça de arma branca a dois outros rapazes. (...)
O jovem de 15 anos não teve qualquer represália, uma vez que não lhe pode ser imputado nenhum crime por ser menor. Os outros dois jovens foram constituídos arguidos com termo de identidade e residência. PD
Espero sinceramente que aqueles que teimam em abafar discussões sérias sobre a delinquência, sobre a imputabilidade, que teimam em chamar vítimas (da sociedade, dos Morangos, do capitalismo, bla bla bla) aos menores que roubam e agridem nas escolas ou nos transportes públicos, mas que agora se sentem indignados com o desfecho do caso Gisberta, percebam que justificar e/ou desculpar actos criminosos de menores acaba por ter estas consequências.
Escrito por Elise às 10:17 da tarde

3 Comments:

Pantera, pena de morte não. Já discutimos isso muitas vezes.

Beijos.
Blogger Elise, at agosto 06, 2006 5:24 da tarde  
Sobre este caso, só tenho uma certeza: se fosse eu, encastrado nas maiorias, não se fazia tanto alarde do caso.
Neste caso, até parece que não morreu uma pessoa, um ser humano; morreu um estrangeiro, transexual, prostituto\a, sem abrigo...
Blogger Gonçalo Taipa Teixeira, at agosto 07, 2006 12:12 da manhã  
O problema para alguns; nós a lei é uma coutada de satisfação onde queremos ter o nosso umbigo reflectido para que não tenhamos de vergar a mola para olhar para baixo.
Anonymous Anónimo, at agosto 09, 2006 12:51 da manhã  

Add a comment