quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Ainda os cartoons dinamarqueses... (9)

Escrito por Elise às 2:57 da tarde

2 Comments:

Elise, sobre a armadilha do multiculturalismo: Será legítimo que obriguemos as comunidades imigrantes a abandonar as suas crenças e convicções e a adoptar as nossas?
Anonymous Anónimo, at fevereiro 16, 2006 4:32 da tarde  
depende das crenças e convicções.

julgo que certas culturas têm práticas que o ocidente não deve tolerar. por ex. a excisão feminina (que reforço, não está intrinsecamente ligada ao islão) não deve ser tolerada. mas ela é praticada aqui mesmo em portugal. muitos "desculpam" a MGF com o multiculturalismo.

posso falar também dos crimes de honra... todos os anos desaparecem dezenas de raparigas em inglaterra e raramente as investigações são conclusivas.no canadá havia tribunais especificos para a comunidade judaica. felizmente acabaram quando os muçulmanos também quiseram tribunais baseados na Sharia.

a diversidade deve ser permitida e celebrada, mas se certas crenças entram em choque com direitos e valores fundamentais no Ocidente...

como mulher sinto-me incomodada com a possibilidade de se aceitarem certas crenças porque "são caracteristicas de outras culturas e não podemos considerar-nos superiores".

as mulheres no ocidente podem regra geral escolher o seu caminho. conquistamos muitos direitos no século passado. por isso qualquer mulher que viva na europa deve ter essa possibilidade, mesmo que isso não aconteça no seu país de origem.

se algum imigrante se sente incomodado com os valores ocidentais, pode sempre voltar para o seu país de origem.

mas aqui, não tem o direito de pedir que seja uma excepção.

***

mas sim, percebo-te, tenho consciência que esta questão é muito delicada.
Blogger Elise, at fevereiro 16, 2006 5:02 da tarde  

Add a comment